Para
o gestor a prioridade são os lucros, principal objetivo de uma
empresa, poucos são aqueles que conseguem enxergar que de uma forma escalonar,
a comunicação contribuí, e muito, para o crescimento de uma organização. Por
isso a necessidade de tangíbilizar o retorno, para que isso se torne palpável
aos olhos dos líderes.
Para iniciar a medição dos resultados é necessária
a existência de uma premissa, afinal precisamos saber onde estamos e para onde
vamos. Com isso será mais fácil de entender, de planejar e por fim,
mensurar. Criar uma cultura de
mensuração é de extrema importância, criando sempre diferentes metodologias
para essa atividade. Porém, deve-se tomar cuidado com a prática desnecessária dessa
ação , e quando indispensável, levar em consideração o resultado, visto que os feedbacks tem como objetivo
trazer mudanças e melhorias.
A
mensuração deve ser adaptada com a cultura organizacional. Existem alguns
modelos que nos guiam que embora sejam diferentes, são norteados mais ou menos
por três etapas:a básica, que mensura se a mensagem alcançou o público e se
chegou no tempo certo, a etapa intermediária, que analisa se houve um
entendimento da mensagem e por fim, a etapa avançada, que verifica se ocorreu
alguma mudança no pensamento ou no comportamento do público.
Os
líderes da comunicação interna se deparam com pessoas que pensam apenas na
gestão dos negócios, dificultando a compreensão da importância da comunicação
na gestão das pessoas. Por isso, é muito importante que de tempos em tempos,
por volta de um intervalo de três anos, exista a medição geral da comunicação
na organização para “provar” aos gestores os resultados gerados,sempre lembrando
que ações pontuais também merecem feedback.
Bibliografia:
Viviane
Mansi, em aula ministrada no dia 12/08/2013 no curso da Gestão da Comunicação
Interna da Faculdade Cásper Líbero.
Luíza
Dacal Corrêa
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