sábado, 13 de abril de 2013

Gestão da geração Y



Há uma expressiva e crescente necessidade de compreender os colaboradores de acordo com a sua geração, principalmente os jovens talentos, aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, a chamada geração Y ou “Generation Why”, “Generation Yes”. Analisando o cenário atual nas organizações, podemos afirmar que os jovens profissionais têm diferentes desejos e necessidades e, apesar de potencialmente satisfeitos, podem não permanecer na empresa caso determinados anseios profissionais não recebam a devida atenção por parte do gestor e da organização. Por esse motivo, uma pergunta muito constante dentro do mundo corporativo quando se trata da conhecida Geração Y (jovens nascidos entre 1980 e 2000) é: Como motivar e reter estes profissionais?







            







            

                 Para lidar com esses jovens que cresceram com internet, smartphones, TV a cabo e toda a rapidez da comunicação ao seu dispor, tornando-se assim, uma geração extremamente criativa, dinâmica e imediatista, as organizações devem levar em consideração alguns pontos para melhorar a comunicação interna para esse grupo específico de colaboradores:

Criar um ambiente descontraido: Não significa um parque de diversões dentro da organização, mas essa geração precisa de liberdade e de excitação. Um ambiente descontraído faz com que a criatividade aconteça com mais facilidade, sem que eles se sintam pressionados. Quanto mais livres eles se sentirem, mais resultados eles produzirão.
Desenvolvimento:  Os treinamentos são vistos como um investimento da organização nos colaboradores e isso gera nos jovens uma confiança extremamente necessária para que ele desenvolva suas funções de maneira eficaz.
Remuneração: Para essa geração, o salário não é tudo, mas não há motivação quando a remuneração é abaixo do mercado e incompatível com seus resultados e desenvolvimento. Gratificações comprovam que a empresa valoriza seus colaboradores.
Reconhecimento: quanto mais valorizados os jovens profissionais se sentirem, mais eles irão se esforçar para mostrar um bom resultado. É preciso mostrar que ele é  parte essencial para a empresa.
Informação dinâmica: Como dissemos anteriormente, uma das principais características dessa geração é o dinamismo e, por esse motivo é assim que eles esperam que as informações sejam transmitidas.

O que as organizações precisam compreender desse cenário criado com a Geração Y é que esses jovens serão futuros líderes em suas empresas. E por isso é tão importante que as organizações se adaptem. As empresas e seus gestores precisam compreender as motivações da geração do milênio para que dessa maneira, os jovens talentos vistam a camisa da organização e se sintam engajados na cultura da empresa.


Bibliografia

·         CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. São Paulo: Campus,2008.

·         KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitibá: Ibpex: 2006.

·         MACEDO, Gutemberg B. Um Misto de Gerações com Diferenciais e Valores.
       Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Entrevista/6286/ummistro-de-geracoes-com-diferenciais-e-valores.html>. Acesso 08 de Abr. 2013.

·    OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.

·  MALDONADO, Maria T. A geração Y no trabalho: Um desafio para os gestores. Disponível em:
<http://www.mtmaldonado.com.br/artigos/ageracao.php>. Acesso 08 de Abr. 2013.

·         Como atrair e reter a geração Y. Disponível em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário