Há
uma expressiva e crescente necessidade de compreender os colaboradores de
acordo com a sua geração, principalmente os jovens talentos, aqueles que estão ingressando
no mercado de trabalho, a chamada geração Y ou “Generation Why”, “Generation
Yes”. Analisando o cenário atual nas organizações, podemos afirmar que os
jovens profissionais têm diferentes desejos e necessidades e, apesar de
potencialmente satisfeitos, podem não permanecer na empresa caso determinados anseios
profissionais não recebam a devida atenção por parte do gestor e da organização.
Por esse motivo, uma pergunta muito constante dentro do mundo corporativo
quando se trata da conhecida Geração Y (jovens nascidos entre 1980 e 2000) é: Como motivar e
reter estes profissionais?

Para lidar com esses jovens que
cresceram com internet,
smartphones, TV a cabo e toda a rapidez da comunicação ao seu dispor, tornando-se
assim, uma geração extremamente criativa, dinâmica e imediatista, as
organizações devem levar em consideração alguns pontos para melhorar a
comunicação interna para esse grupo específico de colaboradores:
Criar um
ambiente descontraido: Não
significa um parque de diversões dentro da organização, mas essa geração
precisa de liberdade e
de excitação. Um ambiente descontraído faz
com que a criatividade aconteça com
mais facilidade, sem que eles se sintam pressionados. Quanto mais livres eles
se sentirem, mais resultados eles produzirão.
Desenvolvimento: Os
treinamentos são vistos como um investimento da organização nos colaboradores e
isso gera nos jovens uma confiança extremamente necessária para que ele desenvolva
suas funções de maneira eficaz.
Remuneração: Para essa
geração, o salário não é tudo, mas não há motivação quando a remuneração é abaixo
do mercado e incompatível com seus resultados e desenvolvimento. Gratificações comprovam que a
empresa valoriza seus colaboradores.
Reconhecimento: quanto mais valorizados os jovens profissionais se
sentirem, mais eles irão se esforçar para mostrar um bom resultado. É
preciso mostrar
que ele é parte essencial para a empresa.
Informação
dinâmica: Como
dissemos anteriormente, uma das principais características dessa geração é o
dinamismo e, por esse motivo é assim que eles esperam que as informações sejam
transmitidas.
O que as organizações precisam compreender
desse cenário criado com a Geração Y é que esses jovens serão futuros líderes em suas
empresas. E por isso é tão importante que as organizações se adaptem. As
empresas e seus gestores precisam compreender as motivações da geração do
milênio para que dessa maneira, os jovens talentos vistam a camisa da
organização e se sintam engajados na cultura da empresa.
Bibliografia
·
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. São Paulo: Campus,2008.
·
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Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Entrevista/6286/ummistro-de-geracoes-com-diferenciais-e-valores.html>.
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· OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, tempo de Relacionamentos. São Paulo:
Clube de Autores, 2009.
· MALDONADO, Maria T. A geração
Y no trabalho: Um desafio para os gestores. Disponível em:
<http://www.mtmaldonado.com.br/artigos/ageracao.php>.
Acesso 08 de Abr. 2013.
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Como
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<http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/08/23/como-atrair-e-reter-a-geracao-y/ .
Acesso 08 de Abr. 2013.
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