sábado, 6 de abril de 2013

O modelo D’Aprix na gestão da comunicação interna


Como forma de aperfeiçoamento da comunicação com funcionários, Roger D’Aprix, consultor americano da ROI Communication, estabeleceu um modelo de questões, que devem ser levadas em conta, do ponto de vista dos gestores organizacionais. Criada há mais de vinte anos, é ainda hoje, a estrutura de comunicação mais extensa e adotada no gerenciamento da comunicação interna.
O modelo é dividido em seis etapas, de acordo com as respostas que todos os funcionários precisam ter para melhorar sua produtividade e o desenvolvimento de seu trabalho, bem como, seu engajamento e comprometimento com a empresa.
A maioria dos administradores sabe da importância de comunicar as expectativas, metas e perspectivas de trabalho para os seus funcionários. No entanto, com os gerentes se preocupando mais com a produtividade do que com a própria gestão, questões como essas acabam sendo negligenciadas ou passando despercebidas.

Desta forma, o modelo D’Aprix explica e direciona a postura que os gestores de comunicação interna devem adotar para aprimorar o desempenho de seus funcionários, com as seguintes perguntas:


1 - O que eu faço? Diz respeito ao desenvolvimento do trabalho em si, quais são as responsabilidades que o funcionário tem, e como deve desempenhar.
2 – Como estou indo? Trata-se do feedback,uma avaliação, um parecer sobre a realização do trabalho, bem como, conselhos e direcionamentos para sua melhoria.

3 – Alguém se importa? Discutir preocupações, avaliar, reconhecer realizações e tarefas bem executadas. Estabelecer um plano de desenvolvimento, conversar sobre remuneração.
 
4 - Como estamos nos saindo? Explicar como a contribuição do funcionário acrescentou no resultado da unidade, mostrar sua participação no todo, como sua área ajuda no objetivo final.  

5- Para onde estamos indo? Descrever os objetivos e estratégias da organização e como eles vêm sendo aplicados. Nessa etapa, o discurso pode ser relacionado com a missão, visão e valores da empresa.

6 - Como posso ajudar? Promover a iniciativa e o envolvimento do funcionário. Incentivar o diálogo, a comunicação aberta e sincera. Trata-se do Empowerment,que sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa.

O modelo de Roger está diretamente relacionado à comunicação interna, administrativa e de liderança. E desse modo, propõe a reflexão do funcionário sobre o seu papel na organização, além de introduzi-lo em um estágio coletivo.

Catherine Barros
Referências:


Roger D'Aprix's model for manager communication. Disponível em: < https://www.melcrum.com/research/strengthen-leader-communication/roger-daprixs-model-manager-communication >. Acessado em: 03/04/2013

MANSI, Viviane. Comunicacão de liderança. Disponível em: < http://www.comunicacaocomfuncionario.com.br/2010/05/07/comunicacao-de-lideranca/  >. Acessado em: 03/04/2013

Disponível em: < http://roico.com/>. Acessado em: 03/04/2013

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