Como forma de
aperfeiçoamento da comunicação com funcionários, Roger D’Aprix, consultor
americano da ROI Communication, estabeleceu
um modelo de questões, que devem ser levadas em conta, do ponto de vista dos
gestores organizacionais. Criada há mais de vinte anos, é ainda hoje, a
estrutura de comunicação mais extensa e adotada no gerenciamento da comunicação
interna.
O modelo é dividido em seis etapas, de acordo com as
respostas que todos os funcionários precisam ter para melhorar sua
produtividade e o desenvolvimento de seu trabalho, bem como, seu engajamento e
comprometimento com a empresa.
A maioria dos administradores sabe da
importância de comunicar as expectativas, metas e perspectivas de trabalho para
os seus funcionários. No entanto, com os gerentes se preocupando mais com a
produtividade do que com a própria gestão, questões como essas acabam sendo
negligenciadas ou passando despercebidas.
Desta
forma, o modelo D’Aprix explica e direciona a postura que os gestores de
comunicação interna devem adotar para aprimorar o desempenho de seus
funcionários, com as seguintes perguntas:
1 - O que eu faço? Diz respeito ao desenvolvimento do trabalho em
si, quais são as responsabilidades que o funcionário tem, e como deve
desempenhar.
2 – Como estou indo? Trata-se do feedback,uma avaliação, um
parecer sobre a realização do trabalho, bem como, conselhos e direcionamentos para
sua melhoria.
3 – Alguém se importa? Discutir preocupações, avaliar, reconhecer realizações
e tarefas bem executadas. Estabelecer um plano de desenvolvimento, conversar
sobre remuneração.
4 - Como estamos nos saindo? Explicar como a contribuição do
funcionário acrescentou no resultado da unidade, mostrar sua participação no
todo, como sua área ajuda no objetivo final.
5- Para onde estamos indo? Descrever os objetivos e estratégias da
organização e como eles vêm sendo aplicados. Nessa etapa, o discurso pode ser
relacionado com a missão, visão e valores da empresa.
6 - Como posso ajudar? Promover a iniciativa e o envolvimento do funcionário. Incentivar
o diálogo, a comunicação aberta e sincera. Trata-se do Empowerment,que sugere uma maior
participação dos trabalhadores nas atividades da empresa.
O modelo de Roger está diretamente relacionado à comunicação
interna, administrativa e de liderança. E desse modo, propõe a reflexão do
funcionário sobre o seu papel na organização, além de introduzi-lo em um estágio
coletivo.
Catherine Barros
Referências:
Roger
D'Aprix's model for manager communication. Disponível em: < https://www.melcrum.com/research/strengthen-leader-communication/roger-daprixs-model-manager-communication >. Acessado em:
03/04/2013
MANSI, Viviane. Comunicacão
de liderança. Disponível em: < http://www.comunicacaocomfuncionario.com.br/2010/05/07/comunicacao-de-lideranca/ >. Acessado em: 03/04/2013
Disponível em: < http://roico.com/>. Acessado em:
03/04/2013
Cathe, muito bomo texto ;)
ResponderExcluirColoquei um link no blog da Amit.
Beijos :*
Obrigada, Amit! =)
ResponderExcluirBeijos