Na década passada, o psicólogo Abraham Maslow criou a
pirâmide das necessidades básicas do ser humano, que mesmo hoje, ainda é
relevante quando se fala de gestão de pessoas. Tendo em vista o âmbito
organizacional, a comunicação interna (CI), a qual é gestora e pensa no bem
estar dos funcionários, tem o objetivo de suprir algumas necessidades presentes
na estrutura da pirâmide.
Maslow
estruturou a pirâmide de acordo com o grau de necessidade, de baixo para cima,
em cinco partes. A primeira, na base, são as fisiológicas, como: comer, beber,
dormir e respirar. A segunda camada, é referente a segurança, já que todo o
indivíduo busca estar seguro, condição que a sociedade tende a proporcionar
para o homem, que quando se sente satisfeito em relação à isso, passa a se
voltar para as necessidades sociais, de afeto, amizade e sentimentos, tais como,
pertencer a um grupo. Quase chegando ao fim da pirâmide, temos a autoestima,
penúltima camada, aquela em que ele busca reconhecimento.. E por último, no
topo, a necessidade de realização pessoal, em que o individuo procura encontrar
aquilo que ele pode ser. "What humans can be, they must
be: they must be true to their own nature!” ("O que os humanos
podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria
natureza”). MASLOW, Abraham.
Pensando
nisso, a comunicação interna procura satisfazer as necessidades dos
funcionários dentro da organização. Busca-se mostrar para cada trabalhador qual
é seu papel no todo, para que assim ele possa compreender sua importância no
objetivo final, o que suprirá profissionalmente a necessidade da autoestima e
da autorrealização. Assim como a pirâmide, a comunicação interna pensa em todas
as pessoas, independente de sexo, raça ou idade. Porém, como a organização é um
organismo vivo, que tem características específicas e públicos segmentados com
diferentes necessidades, por mais que a CI busque sanar mesmas carências citadas por Abraham, usa-se
diferentes estratégias, visando à assertividade para cada público.
A comunicação interna busca,
também, a aproximação das pessoas que trabalham na organização, independente do
grau hierárquico, procurando equilibrar a vontade do funcionário com a vontade
da organização e criando um relacionamento entre as pessoas da empresa, o que
faz o ambiente de trabalho mais agradável. Assim, faz com que todos se sintam
parte do grupo, terceira necessidade mais importante citada por Maslow, à
aceitação, pois, funcionário que “veste a camisa” produz mais, trabalha melhor
e mais feliz.
Então, se quisermos motivar
as pessoas que temos ao nosso redor, suprindo suas carências, precisamos de um
bom gerenciamento, como propõe a comunicação interna para o público de uma organização.
Sem esquecer, que se deve também satisfazer a consecução de degraus superior da
pirâmide imediatamente, como já afirmava o psicólogo na década passada.
Luíza Dacal Corrêa
Referências:
ARAUJO, Solon C de. Pirâmide
de Maslow: ainda é atual ou está ultrapassada. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/piramide-de-maslow-ainda-e-atual-ou-esta-ultrapassada/22644/>.
Acesso: 29/03/13
Piramide de Maslow - A Hierarquia das Necessidades de Maslow. Disponível em:<http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/> . Acesso: 29/03/13
MANSEI. Viviane Regina. O que é
comunicação interna?
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