sexta-feira, 29 de março de 2013

Seres da organização e suas necessidades

Na década passada, o psicólogo Abraham Maslow criou a pirâmide das necessidades básicas do ser humano, que mesmo hoje, ainda é relevante quando se fala de gestão de pessoas. Tendo em vista o âmbito organizacional, a comunicação interna (CI), a qual é gestora e pensa no bem estar dos funcionários, tem o objetivo de suprir algumas necessidades presentes na estrutura da pirâmide.
Maslow estruturou a pirâmide de acordo com o grau de necessidade, de baixo para cima, em cinco partes. A primeira, na base, são as fisiológicas, como: comer, beber, dormir e respirar. A segunda camada, é referente a segurança, já que todo o indivíduo busca estar seguro, condição que a sociedade tende a proporcionar para o homem, que quando se sente satisfeito em relação à isso, passa a se voltar para as necessidades sociais, de afeto, amizade e sentimentos, tais como, pertencer a um grupo. Quase chegando ao fim da pirâmide, temos a autoestima, penúltima camada, aquela em que ele busca reconhecimento.. E por último, no topo, a necessidade de realização pessoal, em que o individuo procura encontrar aquilo que ele pode ser. "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!”  ("O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”). MASLOW, Abraham.

Pensando nisso, a comunicação interna procura satisfazer as necessidades dos funcionários dentro da organização. Busca-se mostrar para cada trabalhador qual é seu papel no todo, para que assim ele possa compreender sua importância no objetivo final, o que suprirá profissionalmente a necessidade da autoestima e da autorrealização. Assim como a pirâmide, a comunicação interna pensa em todas as pessoas, independente de sexo, raça ou idade. Porém, como a organização é um organismo vivo, que tem características específicas e públicos segmentados com diferentes necessidades, por mais que a CI busque  sanar mesmas carências citadas por Abraham, usa-se diferentes estratégias, visando à assertividade para cada público.
A comunicação interna busca, também, a aproximação das pessoas que trabalham na organização, independente do grau hierárquico, procurando equilibrar a vontade do funcionário com a vontade da organização e criando um relacionamento entre as pessoas da empresa, o que faz o ambiente de trabalho mais agradável. Assim, faz com que todos se sintam parte do grupo, terceira necessidade mais importante citada por Maslow, à aceitação, pois, funcionário que “veste a camisa” produz mais, trabalha melhor e mais feliz.
Então, se quisermos motivar as pessoas que temos ao nosso redor, suprindo suas carências, precisamos de um bom gerenciamento, como propõe a comunicação interna para o público de uma organização. Sem esquecer, que se deve também satisfazer a consecução de degraus superior da pirâmide imediatamente, como já afirmava o psicólogo na década passada. 

               Luíza Dacal Corrêa

Referências:

ARAUJO, Solon C de.  Pirâmide de Maslow: ainda é atual ou está ultrapassada. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/piramide-de-maslow-ainda-e-atual-ou-esta-ultrapassada/22644/>. Acesso: 29/03/13

Piramide de Maslow - A Hierarquia das Necessidades de Maslow. Disponível em:<http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/> . Acesso: 29/03/13




MANSEI. Viviane Regina. O que é comunicação interna?


Nenhum comentário:

Postar um comentário