Este blog tem como objetivo apresentar e
discutir tendências e escolhas das organizações nos dias atuais, no que diz
respeito a comunicação e relacionamento das empresas com seu público interno.
Elaborado pela agência Malagueta Comunicação, composta
por 5 estudantes do 3º ano do curso de Relações Públicas da Faculdade Casper
Líbero, iniciamos hoje um grupo de postagens semanais abordando o tema:
Tendências em Comunicação Interna.
Mas, o que é comunicação interna? De
acordo com Rhodia (apud KUNSCH, 2003) ela é "uma ferramenta estratégica
para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do
estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação
de todos os níveis".
A Comunicação Interna é formada por
práticas e processos comunicativos de uma organização com o seu público
interno (funcionários, colaboradores, acionistas). “As ações da empresa devem
ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de
comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”,
fala a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. Dessa forma,
quando preparada e executada de forma correta, a comunicação interna, faz com
que o colaborador tenha consciência do que o seu trabalho representa no
todo da organização e, principalmente qual a sua importância no processo, o que
resulta no engajamento dele com as metas e objetivos da organização.
Portanto, podemos afirmar a função estratégica desempenhada por esse tema
que visa: a satisfação, motivação, participação e contribuição dos
colaboradores das instituições.
Para o funcionamento desse processo,
as organizações utilizam de diversos instrumentos, tais como: o Jornal Mural
onde são publicados comunicados das instituições, localizados em locais
estratégicos que proporcionam melhor visualização para todos os colaboradores;
TV e Rádio Interna que geralmente são produzidos pelos próprios funcionários e
gestores, com conteúdos sugeridos tanto pela Diretoria como por todas as outras
áreas da empresa; Eventos de confraternização, workshops, palestras e
seminários e resultam na aproximação das pessoas. Em suma, o que pretendemos
mostrar nas próximas postagens são as tendências e aprimoramento dos
instrumentos e ações utilizados pela Comunicação Interna das empresas, afim de
colaborar para a disseminação de idéias e soluções sobre a questão do
relacionamento Organização/Colaborador.
Talita Signorini
LEITE, Quézia. A importância da comunicação interna nas organizações. Goiás: Univérsia,2006.Disponível em:< http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/05/05/442402/importncia-da-comunicao-interna-nas-organizaes.html> Acesso em 08 março 2013.
LEITE, Quézia. A importância da comunicação interna nas organizações. Goiás: Univérsia,2006.Disponível em:< http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/05/05/442402/importncia-da-comunicao-interna-nas-organizaes.html> Acesso em 08 março 2013.
PALMERSTON, Virgínia Borges; CAMPOS, Ricardo; PEREIRA, Kelly Cristina. Intranet: as tendências na comunicação interna de organizações públicas mineiras. Belo Horizonte: 2006. Disponível em: <http://ricardocampos.files.wordpress.com/2007/10/intranet-as-tendencias-na-comunicacao-interna-de-organizacoes-publicas-mineiras-versao-intercom-2006.pdf>. Acesso em 08 março 2013.
Referências:
KUSNCH, Margarida Maria
Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São
Paulo: Summus, 2003.
BERALDO, Cristina.
Comunicação Interna como fator estratégico nos processos de mudança.São Paulo:
1996. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/conceituais01/0002.htm>. Acesso
em 08 março 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário