sábado, 9 de março de 2013

Tendências em Comunicação Interna

Este blog tem como objetivo apresentar e discutir tendências e escolhas das organizações nos dias atuais, no que diz respeito a comunicação e relacionamento das empresas com seu público interno.
Elaborado pela agência Malagueta Comunicação, composta por 5 estudantes do 3º ano do curso de Relações Públicas da Faculdade Casper Líbero,  iniciamos hoje um grupo de postagens semanais abordando o tema: Tendências em Comunicação Interna.
Mas, o que é comunicação interna? De acordo com Rhodia (apud KUNSCH, 2003) ela é "uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis".
A Comunicação Interna é formada por  práticas e processos comunicativos de uma organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”, fala a doutora em Ciências da Comunicação, Marlene Marchiori. Dessa forma, quando preparada e executada de forma correta, a comunicação interna, faz com que o  colaborador tenha consciência do que o seu trabalho representa no todo da organização e, principalmente qual a sua importância no processo, o que resulta no engajamento dele com as metas e objetivos da organização.  Portanto, podemos afirmar a função estratégica desempenhada por esse tema que visa: a satisfação, motivação, participação e contribuição dos colaboradores das instituições.
            Para o funcionamento desse processo, as organizações utilizam de diversos instrumentos, tais como: o Jornal Mural onde são publicados comunicados das instituições, localizados em locais estratégicos que proporcionam melhor visualização para todos os colaboradores; TV e Rádio Interna que geralmente são produzidos pelos próprios funcionários e gestores, com conteúdos sugeridos tanto pela Diretoria como por todas as outras áreas da empresa; Eventos de confraternização, workshops, palestras e seminários e resultam na aproximação das pessoas. Em suma, o que pretendemos mostrar nas próximas postagens são as tendências e aprimoramento dos instrumentos e ações utilizados pela Comunicação Interna das empresas, afim de colaborar para a disseminação de idéias e soluções sobre a questão do relacionamento Organização/Colaborador.

Talita Signorini
LEITE, Quézia. A importância da comunicação interna nas organizações. Goiás: Univérsia,2006.Disponível em:< http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/05/05/442402/importncia-da-comunicao-interna-nas-organizaes.html> Acesso em 08 março 2013.

LEITE, Quézia. A importância da comunicação interna nas organizações. Goiás: Univérsia,2006.Disponível em:< http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/05/05/442402/importncia-da-comunicao-interna-nas-organizaes.html> Acesso em 08 março 2013.
PALMERSTON, Virgínia Borges; CAMPOS, Ricardo; PEREIRA, Kelly Cristina. Intranet: as tendências na comunicação interna de organizações públicas mineiras. Belo Horizonte: 2006. Disponível em: <http://ricardocampos.files.wordpress.com/2007/10/intranet-as-tendencias-na-comunicacao-interna-de-organizacoes-publicas-mineiras-versao-intercom-2006.pdf>. Acesso em 08 março 2013.


Referências:


KUSNCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.






BERALDO, Cristina. Comunicação Interna como fator estratégico nos processos de mudança.São Paulo: 1996. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/conceituais01/0002.htm>. Acesso em 08 março 2013.

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