sábado, 23 de março de 2013

A Cultura Organizacional na Comunicação Interna


Para o diálogo ser compreendido da mesma forma entre os diversos graus hierárquicos de uma organização, é preciso destacar que as trocas de informações devem ocorrer de maneira eficaz. Quando isso acontece de maneira ineficiente ou quando não se há disposição para troca de opiniões entre membros de distintos cargos, a comunicação pode ser falha e ter consequências negativas.
Quando falamos em comunicação interna como instrumento para o bom relacionamento entre colaboradores, não podemos esquecer que a Cultura Organizacional deve estar clara em todo o ambiente interno de uma empresa, pois podem resultar indiretamente na produtividade e desempenho da organização. Portanto, é possível dizer que o processo de comunicação interna está diretamente ligado à cultura empresarial de seus colaboradores e ao comportamento de suas lideranças. Porém, muitas empresas não acreditam que essa ferramenta tem efetividade em seus resultados finais, mas quando não existe identificação entre os valores de um colaborador e os valores de uma organização, muitas vezes o trabalho pode perder o prazer e acabar se tornando obrigação, e por consequência os resultados ficam comprometidos.

Colaboradores que compreendem e se identificam com a cultura organizacional e o seu real valor dentro da corporação acabam desempenhando melhor o seu papel na organização. Isso evita também situações desagradáveis ou sua demissão por comportamento inadequado ou atitudes que não estejam de acordo com os valores adotados pela empresa, e não por falta de conhecimento profissional.
Sendo assim, durante a gestão da comunicação interna, a Cultura Organizacional deve ser levada como peça-chave. Quando há um diálogo claro entre a empresa, colaboradores e líderes, todos entendem suas funções no ambiente e as tarefas são desenvolvidas com maior compreensão, tanto intelectual quanto psicológica, impedindo assim diversos tipos de desentendimento e colaborando no produto final e na imagem da corporação. Afinal, sempre temos que lembrar que o primeiro público de uma empresa é o seu público interno.

Vanessa Foloni Carrasco


Referências:

ZUBEN, Marcela Von. Gestão da Comunicação Interna. Disponível em: <http://gestaocomunicacaointerna.blogspot.com.br/2012/04/comunicacao-interna-e-cultura.html>. Acessado em: 20/03/2013.

SILVÉRIO, Marília. A relação entre comunicação interna e cultura organizacional. Disponível em: http://publicointerno.wordpress.com/2010/06/24/a-relacao-entre-comunicacao-interna-e-cultura-organizacional/. Acessado em: 20/03/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário