Para o diálogo ser
compreendido da mesma forma entre os diversos graus hierárquicos de uma organização, é preciso
destacar que as trocas de informações devem ocorrer de maneira eficaz. Quando
isso acontece de maneira ineficiente ou quando não se há disposição para troca
de opiniões entre membros de distintos cargos, a comunicação pode ser falha e
ter consequências negativas.
Quando falamos em comunicação
interna como instrumento para o bom relacionamento entre colaboradores, não
podemos esquecer que a Cultura Organizacional deve estar clara em todo o
ambiente interno de uma empresa, pois podem resultar indiretamente na
produtividade e desempenho da organização. Portanto, é possível dizer que o
processo de comunicação interna está diretamente ligado à cultura empresarial
de seus colaboradores e ao comportamento de suas lideranças. Porém, muitas
empresas não acreditam que essa ferramenta tem efetividade em seus resultados
finais, mas quando não existe identificação entre os
valores de um colaborador e os valores de uma organização, muitas vezes o
trabalho pode perder o prazer e acabar se tornando obrigação, e por
consequência os resultados ficam comprometidos.
Colaboradores que
compreendem e se identificam com a cultura organizacional e o seu real valor
dentro da corporação acabam desempenhando melhor o seu papel na organização.
Isso evita também situações desagradáveis ou sua demissão por comportamento
inadequado ou atitudes que não estejam de acordo com os valores adotados pela
empresa, e não por falta de conhecimento profissional.
Sendo assim, durante
a gestão da comunicação interna, a Cultura Organizacional deve ser levada como
peça-chave. Quando há um diálogo claro entre a empresa, colaboradores e
líderes, todos entendem suas funções no ambiente e as tarefas são desenvolvidas
com maior compreensão, tanto intelectual quanto psicológica, impedindo assim
diversos tipos de desentendimento e colaborando no produto final e na imagem da
corporação. Afinal, sempre temos que lembrar que o primeiro público de uma
empresa é o seu público interno.
Vanessa Foloni
Carrasco
Referências:
ZUBEN, Marcela Von. Gestão da Comunicação
Interna. Disponível em: <http://gestaocomunicacaointerna.blogspot.com.br/2012/04/comunicacao-interna-e-cultura.html>.
Acessado em: 20/03/2013.
SILVÉRIO, Marília. A relação entre
comunicação interna e cultura organizacional. Disponível em: http://publicointerno.wordpress.com/2010/06/24/a-relacao-entre-comunicacao-interna-e-cultura-organizacional/.
Acessado em: 20/03/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário