quarta-feira, 13 de março de 2013

Mídias Socias e seu uso na comunicação Interna

Mídia social é uma ferramenta tecnológica que se tornou muito presente nos dias de hoje. É um meio onde as pessoas podem criar, compartilhar, trocar e comentar conteúdos. E a necessidade que as pessoas têm de se conectar e de compartilhar ideias e pensamentos somente incentiva sua perpetuação.
Considerando essa ideia as empresas começaram a usar ferramentas como blogs, fóruns e outras redes sociais para melhorar a comunicação interna. Além de admitir que a empresa posicione-se diante de seus funcionários, a rede também permite que os funcionários tenham uma voz, coloquem suas opiniões, passem seus conhecimentos e discutam os assuntos que são interessantes não só para eles, mas também para a companhia.
O uso dessas redes permite dinamizar a comunicação, facilitar o engajamento dos funcionários e também diminuir as diferenças hierárquicas, pois as pessoas podem falar entre si de forma mais lateral, o que permite que o conhecimento circule, alcançando diversas áreas. Essa troca de experiências facilita o trabalho, pois podemos usar como base e/ou inspiração histórias contadas por pessoas que vivenciaram situações parecidas.

Na pesquisa Social Intranets & Employee Engagement publicada por Chris McGrath e Ephraim Freed eles explicam que funcionários engajados trabalham mais, consequentemente isso influencia a produtividade e nos resultados finais. McGrath e Freed ainda acreditam que mídias sociais trazem um impacto positivo na felicidade dos funcionários e ajudam a construir confiança e conforto social quando são bem implementadas.
Ao adotar as mídias sociais como forma de trabalhar a comunicação da Organização existem alguns pontos que devem ser considerados. Como, por exemplo, a ferramenta em si. No IW Bulletin, uma publicação mensal de notícias da IABC (International Association of business communicators), o vice-presidente sênior de Comunicação Global da Sara Lee Corp. , Jon Harris, diz que: “As mídias sociais trazem um novo jeito de receber as informações para o público alvo”. Ele completa dizendo que nós como comunicadores devemos considerar que “o ‘como’ pode ser diferente, mas o ‘o que’ ainda permanece”, ou seja, a mensagem ainda é a mesma, mas devemos considerar o meio que estamos usando ao passa-la.
Outro ponto importante citado por Angee Linsey no IW Bulletin é que ao implementar as redes sociais, a Organização deve estar disposta a criar um diálogo. Não basta apenas passar recados e esperar que sejam recebidos com clareza. Essa é uma ferramenta que é via de mão dupla, por isso deve haver a preparação para lidar com críticas e dúvidas.
Do ponto de vista da administração as redes trazem um ótimo feedback sobre o que acontece dentro da Organização e a opinião dos seus funcionários sobre diversos assuntos. Uma boa forma de saber se a ferramenta está sendo utilizada é contabilizar os acessos, para isso já existem ferramentas específicas que nos ajudam a saber até a quantidade de tempo que alguém ficou online.

Carina Chabar


Referências:

LINSEY, Angee. The Evolution of Public Relations Professionals. Disponível em: <http://www.iabc.com/cwb/archive/2012/1012/Linsey.htm>. Acessado em: 01/03/2013

MCGRATH, Chris; FREE, Ephraim. Social Intranets & Employee Engagement: An Hr Solution For Meaningful Morale Building. Disponível em: <http://www.thoughtfarmer.com/files/ 2012/02/thoughtfarmer-intranets-engagement-2012.pdf>. Acessado em: 01/03/2013

KASS, Kelly. Nokia’s Internal communication Driven by Social Media. Disponível em: <http://www.simply-communicate.com/case-studies/company-profile/nokia%E2%80%99s-internal-communication-driven-social-media>. Acessado em: 01/03/2013

2 comentários: