Mídia social é uma
ferramenta tecnológica que se tornou muito presente nos dias de hoje. É um meio
onde as pessoas podem criar, compartilhar, trocar e comentar conteúdos. E a
necessidade que as pessoas têm de se conectar e de compartilhar ideias e
pensamentos somente incentiva sua perpetuação.
Considerando essa
ideia as empresas começaram a usar ferramentas como blogs, fóruns e outras redes
sociais para melhorar a comunicação interna. Além de admitir que a empresa
posicione-se diante de seus funcionários, a rede também permite que os
funcionários tenham uma voz, coloquem suas opiniões, passem seus conhecimentos
e discutam os assuntos que são interessantes não só para eles, mas também para
a companhia.
O uso dessas redes
permite dinamizar a comunicação, facilitar o engajamento dos funcionários e
também diminuir as diferenças hierárquicas, pois as pessoas podem falar entre
si de forma mais lateral, o que permite que o conhecimento circule, alcançando
diversas áreas. Essa troca de experiências facilita o trabalho,
pois podemos usar como base e/ou inspiração histórias contadas por pessoas que
vivenciaram situações parecidas.
Na pesquisa Social
Intranets & Employee Engagement publicada por Chris McGrath e Ephraim Freed
eles explicam que funcionários engajados trabalham mais, consequentemente isso
influencia a produtividade e nos resultados finais. McGrath e Freed ainda
acreditam que mídias sociais trazem um impacto positivo na felicidade dos
funcionários e ajudam a construir confiança e conforto social quando são bem
implementadas.
Ao adotar as mídias
sociais como forma de trabalhar a comunicação da Organização existem alguns
pontos que devem ser considerados. Como, por exemplo, a ferramenta em si. No IW
Bulletin, uma publicação mensal de notícias da IABC (International Association
of business communicators), o vice-presidente sênior de Comunicação Global da
Sara Lee Corp. , Jon Harris, diz que: “As mídias sociais trazem um novo
jeito de receber as informações para o público alvo”. Ele completa dizendo que
nós como comunicadores devemos considerar que “o ‘como’ pode ser diferente, mas
o ‘o que’ ainda permanece”, ou seja, a mensagem ainda é a mesma, mas devemos
considerar o meio que estamos usando ao passa-la.
Outro ponto
importante citado por Angee Linsey no IW Bulletin é que ao implementar as redes
sociais, a Organização deve estar disposta a criar um diálogo. Não basta apenas
passar recados e esperar que sejam recebidos com clareza. Essa é uma ferramenta
que é via de mão dupla, por isso deve haver a preparação para lidar com
críticas e dúvidas.
Do ponto de vista da
administração as redes trazem um ótimo feedback sobre o que acontece dentro da
Organização e a opinião dos seus funcionários sobre diversos assuntos. Uma boa
forma de saber se a ferramenta está sendo utilizada é contabilizar os acessos,
para isso já existem ferramentas específicas que nos ajudam a saber até a
quantidade de tempo que alguém ficou online.
Carina Chabar
Referências:
LINSEY, Angee. The Evolution of Public Relations
Professionals. Disponível em: <http://www.iabc.com/cwb/archive/2012/1012/Linsey.htm>.
Acessado em: 01/03/2013
MCGRATH, Chris; FREE,
Ephraim. Social Intranets & Employee Engagement: An Hr Solution For
Meaningful Morale Building. Disponível em: <http://www.thoughtfarmer.com/files/ 2012/02/thoughtfarmer-intranets-engagement-2012.pdf>.
Acessado em: 01/03/2013
KASS, Kelly. Nokia’s Internal
communication Driven by Social Media. Disponível em: <http://www.simply-communicate.com/case-studies/company-profile/nokia%E2%80%99s-internal-communication-driven-social-media>.
Acessado em: 01/03/2013
LINSEY, Angee. The Evolution of Public Relations
Professionals. Disponível em: <http://www.iabc.com/cwb/archive/2012/1012/Linsey.htm>.
Acessado em: 01/03/2013
MCGRATH, Chris; FREE,
Ephraim. Social Intranets & Employee Engagement: An Hr Solution For
Meaningful Morale Building. Disponível em: <http://www.thoughtfarmer.com/files/ 2012/02/thoughtfarmer-intranets-engagement-2012.pdf>.
Acessado em: 01/03/2013
KASS, Kelly. Nokia’s Internal
communication Driven by Social Media. Disponível em: <http://www.simply-communicate.com/case-studies/company-profile/nokia%E2%80%99s-internal-communication-driven-social-media>.
Acessado em: 01/03/2013
Muito bem colocado e pertinente!
ResponderExcluirO texto (muito bem colocado) nos leva a realidade social em que vivemos. Parabéns!
ResponderExcluir