sábado, 20 de abril de 2013

Gestores e a Confiança


O Trust Barometer 2011, relatório feito pela agência Edelman Significa anualmente, aponta como principal conclusão das pesquisas a ascensão das figuras autoritárias e também coloca a importância dessa imagem do líder para a direção estratégica da empresa, para a comunicação das metas e também para motivação de funcionários a fim de incentivar o cumprimento dos objetivos.
A mais recente versão da pesquisa, feita no final de 2012, deixa claro que há a necessidade de exercitar a liderança, pois os líderes são os personagens capazes de direcionar a mudança. O tema mudança ganha mais atenção quando consideramos a volatilidade e rapidez dos fatos no cenário atual. Para John Kotter, estudioso do assunto de liderança e mudanças, a atividade principal de um líder é produzir a mudança.
As mudanças são dificultadas quando não há gestores qualificados para guiar seus funcionários e essa é uma grande dificuldade de muitas organizações atualmente. Por isso é indispensável sensibilizar esse líderes e capacita-los para que consigam passar as mensagens de forma alinhada, demonstrando confiabilidade e transparência e assim construir um relacionamento melhor com todos os funcionários.

A confiança é essencial em qualquer relacionamento. Dentro de uma organização essa característica te permite construir alianças e firmar redes de informação que facilitam o trabalho. Também é possível inspirar a lealdade e abrir espaço para tomadas de decisões descentralizadas, fazendo os funcionários se sentirem cada vez mais parte das mudanças.
Só é possível gerar confiança por meio de comportamentos e atitudes. Quando nossas expectativas são positivamente alcançadas quanto ao comportamento alheio nos sentimos mais inclinados a ser sinceros e transparentes. A confiança pode ser inspirada por diversas pessoas, mas o papel do gestor é fundamental, pois um funcionário que entende bem o seu papel na organização é mais pró-ativo e produtivo.
Carina Chabar
Referências:
MASCARENHAS , Jorge Semedo. A Influência Dos Líderes No Processo De Mudança Organizacional: Um estudo de caso. 2011. 87 f. Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas – Instituto Universitário de Lisboa. Disponível em: <http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/127/1/Tese%20de%20mestrado%20v%20final-%20Jorge%20Mascarenhas.pdf>.
SHOCKLEY-ZALABAK, Pamela; ELLIS, Kathleen. The Communication of Trust. Disponível em IABC Handbook of Organizational Communication. GILLIS, Tamara. Ed. IABC, 2006.

Disponível em: <http://trust.edelman.com/>. Acessado em: 20/03/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário