O Trust
Barometer 2011, relatório feito pela agência Edelman Significa anualmente,
aponta como principal conclusão das pesquisas a ascensão das figuras
autoritárias e também coloca a importância dessa imagem do líder para a direção
estratégica da empresa, para a comunicação das metas e também para motivação de
funcionários a fim de incentivar o cumprimento dos objetivos.
A mais
recente versão da pesquisa, feita no final de 2012, deixa claro que há a necessidade
de exercitar a liderança, pois os líderes são os personagens capazes de
direcionar a mudança. O tema mudança ganha mais atenção quando consideramos a
volatilidade e rapidez dos fatos no cenário atual. Para John Kotter, estudioso
do assunto de liderança e mudanças, a atividade principal de um líder é
produzir a mudança.
As mudanças
são dificultadas quando não há gestores qualificados para guiar seus
funcionários e essa é uma grande dificuldade de muitas organizações atualmente.
Por isso é indispensável sensibilizar esse líderes e capacita-los para que
consigam passar as mensagens de forma alinhada, demonstrando confiabilidade e
transparência e assim construir um relacionamento melhor com todos os
funcionários.
A confiança é
essencial em qualquer relacionamento. Dentro de uma organização essa
característica te permite construir alianças e firmar redes de informação que
facilitam o trabalho. Também é possível inspirar a lealdade e abrir espaço para
tomadas de decisões descentralizadas, fazendo os funcionários se sentirem cada
vez mais parte das mudanças.
Só é possível
gerar confiança por meio de comportamentos e atitudes. Quando nossas
expectativas são positivamente alcançadas quanto ao comportamento alheio nos
sentimos mais inclinados a ser sinceros e transparentes. A confiança pode ser
inspirada por diversas pessoas, mas o papel do gestor é fundamental, pois um
funcionário que entende bem o seu papel na organização é mais pró-ativo e
produtivo.
Carina Chabar
Referências:
MASCARENHAS ,
Jorge Semedo. A Influência Dos Líderes No
Processo De Mudança Organizacional: Um estudo de caso. 2011. 87 f. Dissertação
de Mestrado em Gestão de Empresas – Instituto Universitário de Lisboa.
Disponível em: <http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/127/1/Tese%20de%20mestrado%20v%20final-%20Jorge%20Mascarenhas.pdf>.
SHOCKLEY-ZALABAK, Pamela; ELLIS, Kathleen. The
Communication of Trust. Disponível em IABC Handbook of Organizational
Communication. GILLIS,
Tamara. Ed. IABC, 2006.
Disponível
em: <http://www.kotterinternational.com/our-principles/change-leadership>.
Acessado em: 20/03/2012
Disponível
em: <http://trust.edelman.com/>.
Acessado em: 20/03/2012
Disponível
em: <http://www.slideshare.net/EdelmanInsights/2012-edelman-trust-barometer-global-deck>.
Acessado em: 20/03/2012
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