A tendência é que as organizações tenham cada vez mais dificuldade em atrair a atenção dos públicos de interesse, então os esforços de qualificação do discurso devem ser prioridade. Partindo desse cenário, destacamos a importância da arte de contar histórias, o chamado Storytelling.
Essa estrutura de narrativa, com protagonistas, conflitos, sequências de eventos e clímax, existe há muito tempo. Desde os tempos mais remotos as pessoas se reúnem para contar suas aventuras, sucessos, fracassos, experiências tristes e felizes, que de um modo ou de outro contribuíram para que se tornassem quem são, e tivessem os valores morais que têm hoje. Dessa maneira, conseguiam transmitir para seus descendentes, não só a sua história, mas também: conhecimento e sabedoria.
Tais informações, se utilizadas na Comunicação Interna, e estruturadas de acordo com esse formato narrativo, serão guardadas com maior facilidade pelos funcionários, pois lembramos mais de histórias do que de documentos, e assim, passarão aos mais diversos públicos, o modo de trabalho e os caminhos seguidos pela empresa, estimulando a colaboração. Para isso, é necessário também que a história seja contada com emoção e com o intuito de envolver o seu público.
Por meio de exemplos e da experiência vivida pelo indivíduo, é possível incentivar um trabalho mais colaborativo nos seus ambientes de trabalho, adequando-se com as novas exigências de uma sociedade conectada e resultando em uma renovação saudável dos processos de comunicação interna, melhorando a performance de seus projetos. A metodologia visa mais do que simplesmente informar, o Storytelling busca reter a atenção do público e fixar conteúdos específicos, auxiliando de maneira muito eficaz a comunicação da organização.
De acordo com o renomado psicólogo, Jerome Bruner, um dos pioneiros no estudo de Psicologia Cognitiva, um fato tem 20 vezes mais chance de ser lembrado se estiver ancorado em uma história. Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) realizou em seu site uma enquete sobre o uso de Storytelling nas empresas.
A Associação recebeu 159 respostas, que geraram dados interessantes:
1 - 45% dos participantes afirmaram conhecer aplicações de Storytelling no mundo corporativo e 55% não conhecem.
2 - 27% dos participantes afirmam que a empresa na qual trabalham, utiliza essa ferramenta em alguma área, enquanto 73% disseram que não.
3 - Somente 22% das pessoas que responderam utilizam o Storytelling no ambiente organizacional.
4 - 92% dos entrevistados acreditam que o Storytelling pode aumentar resultados em sua empresa, a partir de uma melhor comunicação entre os colaboradores e as áreas. Somente 8% não acreditam nesta técnica aplicada à sua empresa.
Em algumas grandes empresas o uso do Storytelling tem força. Na Nike, por exemplo, todos altos executivos são designados como “Corporate Storytellers”. Mas vale a pena lembrar que é interessante que todos os funcionários, independente de cargo ou salario, sejam convidados a contar suas histórias. A participação de todos, com relatos de experiências, aproxima a equipe, engaja os funcionários e aproxima-os da cultura organizacional.
Portanto, dentro do contexto de CI (Comunicação Interna), é importante perceber de que modo o Storytelling pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica de comunicação. Nas empresas que sentem dificuldades para captar a atenção de seus funcionários e fazê-los entender todo o universo organizacional a sua volta, como os princípios, valores e a história da organização em que trabalham, essa ferramenta torna-se uma das mais viáveis.
Talita Signorini
Referências Bibliografias
Disponível em: <http://attcomunicacao.wordpress.com/2011/06/06/storytelling-na-comunicacao-interna/>
Acessado em: 15/05/2013
Disponível em: <http://www.meiosepublicidade.pt/2011/05/storytelling-mais-utilizado-em-comunicacao-interna/>
Acessado em: 15/05/2013
Disponível em: <http://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=4437>
Acessado em: 15/05/2013
Disponível em: <http://www.slideshare.net/jcterra/storytelling-presentation-terra-forum>
Acessado em: 15/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário