Toda empresa tem seu universo de
públicos, os quais cada um deles têm seu próprio grau de importância para a
organização. Porém, existe um público que é o 1º cliente de uma empresa, o
público interno. Ele é peça chave para a construção da imagem positiva para as
corporações. No mercado, as organizações já enxergam a importância desse
público, e a tendência é que haja cada vez mais sua valorização, por meio da
comunicação interna, que traz benefícios para o crescimento seguro das empresas.
Podemos pensar na organização
como uma máquina, onde cada peça é um dos grupos que constituem o público
interno, é a engrenagem que faz tudo funcionar. Sendo assim, ninguém melhor que
ele para falar o que realmente a empresa é, desde a qualidade do produto até
seus valores institucionais. Dessa forma, o discurso do funcionário é de
credibilidade para o público externo, com quem a organização busca construir um
bom relacionamento. Vale ressaltar que a família do funcionário é a extensão do
público interno, ex funcionários e aposentados, também são importantes e devem
ser considerados como parte da empresa, levando em conta que eles acompanham ou
já acompanharam tudo de perto. Logo, seu discurso também passa credibilidade e
tem peso na construção da imagem. Além disso, os veículos midiáticos
propagam ainda mais a opinião do funcionário. Matérias como: “A empresa X tem
Y% de funcionários que se dizem realizados e felizes na empresa”, agregam
valores à organização como: respeito, pensar no próximo, entre outros. Isso se
levarmos em conta que a porcentagem do exemplo seja positiva para a empresa.
E para que o funcionário tenha um
discurso positivo, a comunicação interna é muito importante, pois direciona e
gerencia o funcionário para que ele se sinta engajado e bem, trabalhando
para alcançar o objetivo da empresa. A construção de um ambiente de trabalho
agradável também é fundamental. A comunicação interna contribui também, com a
gestão de liderança que com o discurso “amigável” e aproximação com o
funcionário, construirá uma relação de confiança. Porque muitas vezes o
funcionário tem algum sentimento ruim pela empresa ou por algum chefe, que o
faz ter um discurso negativo, e algumas vezes com base em calunias.
Pode-se dizer então que não se
forma uma opinião favorável com quem está de fora, público externo, se não se
tem essa mesma opinião de quem está dentro. O público interno é o trunfo para o
crescimento organizacional. E é com a boa gestão da comunicação interna que os
funcionários estarão realizados, alinhados, engajados e felizes, e assim terão
um discurso positivo que contribuirá para uma imagem favorável e por fim a
construção da reputação da empresa no mercado.
Luíza Dacal Corrêa
Referências:
CAVALCANTE, Shirley Maria.
Gestão da comunicação organizacional Conhecendo as ferramentas e suas
aplicabilidades. Disponível em:
<http://br.monografias.com/trabalhos3/gestao-comunicacao-organizacional/gestao-comunicacao-organizacional2.shtml>.
Acessado em: 01/05/2013
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