sábado, 4 de maio de 2013

Público interno, trunfo para a imagem de uma organização

Toda empresa tem seu universo de públicos, os quais cada um deles têm seu próprio grau de importância para a organização. Porém, existe um público que é o 1º cliente de uma empresa, o público interno. Ele é peça chave para a construção da imagem positiva para as corporações.  No mercado, as organizações já enxergam a importância desse público, e a tendência é que haja cada vez mais sua valorização, por meio da comunicação interna, que traz benefícios para o crescimento seguro das empresas.

Podemos pensar na organização como uma máquina, onde cada peça é um dos grupos que constituem o público interno, é a engrenagem que faz tudo funcionar. Sendo assim, ninguém melhor que ele para falar o que realmente a empresa é, desde a qualidade do produto até seus valores institucionais. Dessa forma, o discurso do funcionário é de credibilidade para o público externo, com quem a organização busca construir um bom relacionamento. Vale ressaltar que a família do funcionário é a extensão do público interno, ex funcionários e aposentados, também são importantes e devem ser considerados como parte da empresa, levando em conta que eles acompanham ou já acompanharam tudo de perto. Logo, seu discurso também passa credibilidade e tem peso na construção da imagem.  Além disso, os veículos midiáticos propagam ainda mais a opinião do funcionário. Matérias como: “A empresa X tem Y% de funcionários que se dizem realizados e felizes na empresa”, agregam valores à organização como: respeito, pensar no próximo, entre outros. Isso se levarmos em conta que a porcentagem do exemplo seja positiva para a empresa.

E para que o funcionário tenha um discurso positivo, a comunicação interna é muito importante, pois direciona e gerencia o funcionário para que ele se sinta engajado e  bem, trabalhando para alcançar o objetivo da empresa.  A construção de um ambiente de trabalho agradável também é fundamental. A comunicação interna contribui também, com a gestão de liderança que com o discurso “amigável” e aproximação com o funcionário, construirá uma relação de confiança. Porque muitas vezes o funcionário tem algum sentimento ruim pela empresa ou por algum chefe, que o faz ter um discurso negativo, e algumas vezes com base em calunias.

Pode-se dizer então que não se forma uma opinião favorável com quem está de fora, público externo, se não se tem essa mesma opinião de quem está dentro. O público interno é o trunfo para o crescimento organizacional. E é com a boa gestão da comunicação interna que os funcionários estarão realizados, alinhados, engajados e felizes, e assim terão um discurso positivo que contribuirá para uma imagem favorável e por fim a construção da reputação da empresa no mercado.


Luíza Dacal Corrêa



Referências:


CAVALCANTE, Shirley Maria.  Gestão da comunicação organizacional Conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/gestao-comunicacao-organizacional/gestao-comunicacao-organizacional2.shtml>. Acessado em: 01/05/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário